terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Relatório 1

por Renata Roquetti

19 de janeiro de 2010.... O primeiro encontro deu-se....
E os primeiros passos das belas vidas do baldinho roxo.....
Foi numa atmosfera de bem, de curiosidades, de vontades, que nosso primeiro encontro foi concebido!
Celso, querido, começou apresentando a estrutura do projeto 3 em 1; a proposta do trabalho a ser desenvolvido em conjunto, as premissas do processo seletivo e o que nos fez estarmos todos ali, sentados juntos, finalmente, em busca de um objetivo maior: o exercício, a descoberta do processo da dramaturgia, pensarmos, repensarmos sobre este e conseguirmos escrever, dirigir, atuar e apresentar um trabalho, em forma de peça, ao final deste projeto.
Para que saíssemos do “papel” de espectadores, começamos a descoberta de cada membro deste novíssimo grupo! Abrimos uma roda e nesta, demos as primeiras falas de coadjuvantes ..... Somos 35 atores, autores, artistas, mambembes, queridos, seres em busca da arte, da realização, da satisfação, do sorriso, da verdade que o teatro traz ....Temos também ouvintes maravilhosos que compõem o nosso encontro e como nós, estão em busca da arte, na sua mais pura representação!
E então, eis que surge o baldinho roxo...
Nele, depositamos um papel com uma persona escrita de próprio punho....São mais de 35 emboladas no baldinho, e fomos, cada um, depois, retirar, à sorte, ao acaso, a sua persona....
Surgiram a Tarcila, o Diabo, o sambista, alguns muitos videntes, o admirador de Fernando Pessoa, pessoas comuns querendo ser felizes, pessoas tristes, damas da corte, damas da sociedade.....
Seres autobiográficos? Seres criados? Seres imaginados? Não importa ....são seres e à medida do colhimento de cada um, de dentro do útero baldinho, a vida concreta foi dada por quem o acolheu, foi iluminada por quem o apresentou!
Eu sou o primeiro encontro, primeiro respirar da vida deste conjunto, o primeiro toque de cada um, o primeiro passo!
Eu revelo o desejo de ganhar “corpo e alma” e tocar cada ser que o fez e que irá assistir à nossa peça depois!
Eu escondo o que não revelou o baldinho roxo, simplesmente.....
Na semana do primeiro encontro, proponho 3 vivas ao teatro em 1 texto pelo teatro:
Um Viva à Zé Celso! Grande dramaturgo, que nesta semana, passou por uma cirurgia! Que os Deuses do teatro te protejam, te iluminem com saúde, para que sua luz esteja no palco, no Oficina, na nossa vida!
Um Viva à Dulcina de Moraes! Grande atriz! Monstro sagrado do teatro brasileiro!
Um Viva à Leopoldo Fróes! Grande ator carioca! Um dos fundadores do Retiro dos Artistas!
Até semana que vêm!
Energia pra todos!

Nenhum comentário: